Aos pés do baobá


No último sábado de cada mês, às 11h da manhã, o Núcleo de Educação recebe o público para um momento dedicado à contação ou leitura de histórias.

O projeto prioriza aspectos fundamentais da cultura brasileira, como a oralidade e o contato com as narrativas ficcionais, especialmente aquelas de origem oral e as produções africanas e afrobrasileiras.

As sessões, abertas ao público, se organizam em torno da experiência fundadora da escuta de histórias (contadas ou lidas) e nesses encontros, os educadores emprestam voz e corpo às narrativas diversas que proporcionam aos visitantes a ampliação e ressignificação do imaginário construído a respeito da presença africana em nossa cultura.

Para participar, é necessário realizar sua inscrição pelo email eventos.educacao@museuafrobrasil.com.br ou com 30 minutos de antecedência no setor de acolhimento do Museu.


Encontro Marcado na Biblioteca


Este projeto é realizado em parceria pelo Núcleo de Educação e pela Biblioteca Carolina Maria de Jesus, e tem como objetivo promover o diálogo entre os visitantes do Museu e escritores, jornalistas e pesquisadores que se dedicam a investigar, registrar, divulgar e conhecer mais profundamente nossa história e nossa memória a partir da perspectiva do negro.


Encontro com Artista


Trimestralmente, o Museu recebe um artista convidado para dialogar com o público a respeito de sua trajetória, sua obra, seu processo de produção artística.

Eventualmente o Encontro pode incluir também uma oficina conduzida pelo artista convidado.


Ateliê Aberto


Este projeto tem a intenção de promover ou ampliar o contato do público, especialmente das famílias que visitam o Parque do Ibirapuera aos finais de semana, com o Museu Afro Brasil.

No segundo final de semana de cada mês os educadores conduzem experiências artísticas que têm como principal objetivo propiciar aos visitantes o contato com linguagens, técnicas e materiais diversos. Tudo isso num clima gostoso, de brincadeira, experimentação. Acompanhe nossa programação e conheça nossas oficinas.


Brincar com Arte


Destinado especialmente a crianças e adolescentes, o projeto acontece nos meses de janeiro e julho. São oferecidas oficinas e atividades lúdicas que apresentam o Museu Afro Brasil ao público, por meio de brincadeiras.


Oficinas


O Núcleo de Educação oferece ao público oficinas articuladas às visitas mediadas, às exposições de longa duração ou às exposições temporárias e têm como objetivo sensibilizar o público ou proporcionar aprofundamento de questões abordadas durante a visita, tanto no que diz respeito aos conteúdos, como às diferentes linguagens e recursos estéticos que podem ser mobilizados.

As atividades podem envolver desenho, pintura, fotografia, música, dança, dentre outras linguagens artísticas.

a) Brincadeiras do Congo

A atividade envolve brincadeiras tradicionais congolesas, tendo como ponto de partida as visitas mediadas na exposição de longa duração. O objetivo dessa oficina é proporcionar aos visitantes um contato efetivo com brincadeiras congolesas: movimentos corporais, letras e melodias das canções são experimentados pelo público ao som do djembé tocado por um educador congolês que integra a equipe do Núcleo de Educação.

b) Desenho com legenda

Nessa oficina, ao final do roteiro realizado, o visitante é convidado a escolher uma obra que tenha considerado marcante para representar por meio do desenho. Em seguida, o desafio é criar uma legenda que apresente a produção para os demais integrantes do grupo.

c) Obra incompleta

Em pequenos grupos, os visitantes são convidados a analisar a representação de uma obra, da qual se reproduziu apenas a metade. A partir da observação da imagem e da técnica utilizada pelo artista, autor da obra, os visitantes são convidados a complementá-la, buscando aproximar, ao máximo, a reprodução do original.

A oficina é encerrada com a leitura da obra, conduzida pelo educador.

d) Impressões da cor

Oficina de gravura que possibilita aos visitantes construir a sua própria matriz em madeira e E.V.A, gravar a superfície, entintar a placa e finalizar com o processo de impressão em papel, tendo como inspiração o acervo do Museu Afro Brasil e as exposições temporárias.

e) Abayomi

Na oficina os participantes são convidados a conhecer a história e a confeccionar bonecas Abayomi. Durante a vivência serão propostas reflexões sobre a identidade afro-brasileira, racismo, preconceito e herança cultural, a partir da experiência estética criativa e lúdica da construção de bonecas.

f) Bingana

Essa oficina tem como matéria-prima a palavra. Os participantes são convidados a conhecer, aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala (línguas faladas no Congo).
BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro