O Museu Afro Brasil apresenta programação especial para a Primavera dos Museus

15 de setembro de 2014
Entreter-se com brincadeiras congolesas, apreender a força do poder simbólico dos reis africanos, mergulhar no universo da contação de histórias. O Museu Afro Brasil preparou uma série de atividades especiais, e gratuitas, para a 8ª Primavera dos Museus, que ocorre, nesse ano, entre os dias 22 e 28 de setembro. “Museus Criativos” são a temática dessa edição, que reúne atividades em instituições museográficas de todo o país.

A programação do Museu Afro Brasil começa no dia 23 de setembro, às 9h30, com As Brincadeiras do Congo, envolve brincadeiras tradicionais desse país africano, ao som do djembe tocado por Wasawulua Daniel, educador congolês que integra a equipe do Núcleo de Educação. “As músicas apresentam histórias sobre as relações familiares, a união, o casamento, a importância dos pais na cultura bakongo e sua simbologia na natureza, sempre de forma alegre e descontraída. Trata-se de uma atividade que se encaixa perfeitamente ao tema da Primavera dos Museus desse ano”, explica Neide de Almeida, coordenadora do Núcleo de Educação. 

Para participar basta mandar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: agendamento@museuafrobrasil.org.br. Essa atividade também está agendada para outros dias e horários (confira toda programação abaixo). 

Ainda no universo congolês, quem estiver visitando o Museu Afro Brasil no dia 27 de setembro, às 14h, poderá participar da Bingana, onde é convidado a conhecer, aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala - as duas útimas faladas no Congo. 

Outro destaque da programação é a exposição Espírito da África – Os Reis Africanos, do fotógrafo austríaco Alfred Weidinger, que traz retratos de reis e chefes contemporâneos de diversas partes do continente africano e oferece um diálogo com obras do acervo do Museu Afro Brasil. 

Para quem gosta de uma boa história a dica é a atividade Aos Pés do Baobá, que prioriza aspectos fundamentais da cultura brasileira, por meio do exercício da oralidade e do contato com as narrativas ficcionais, especialmente as produções africanas e afrobrasileiras. Inscrições pelo e-mail eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br



 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro