Curador e diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, completa mais uma ano de vida.

15 de novembro de 2014

O Museu Afro Brasil parabeniza o aniversariante do dia: o fundador e diretor curatorial Emanoel Araujo, neste sábado, 15 de novembro. A trajetória desse grande artista e curador vem sendo marcada pela intensa dedicação às artes plásticas e à gestão de instituições culturais brasileiras.

Nascido em Santo Amaro da Purificação, em uma tradicional família de ourives, Araujo aprendeu marcenaria, linotipia e estudou composição gráfica na Imprensa Oficial da sua cidade natal. Em 1959 realizou sua primeira exposição individual. Mudou-se para Salvador na década de 1960 e ingressou na Escola de Belas Artes da Bahia (UFBA), onde estudou gravura.

Foi premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália, em 1972. No ano seguinte recebeu o prêmio provindo da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor gravador, e, em 1983, o de melhor escultor. Foi diretor do Museu de Arte da Bahia (1981-1983). Lecionou artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York (1988).

Expôs em várias galerias e mostras nacionais e internacionais, somando cerca de 50 exposições individuais e mais de 150 coletivas. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1992-2002). No último dia 5 de novembro, Araujo recebeu a Comenda do Mérito Cultural da Bahia.

Após três décadas de pesquisas, publicações e exposições relacionadas à herança, cultural e artística do negro no país, Emanoel Araujo fundou, em 23 de outubro de 2004, o Museu Afro Brasil, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.