Museu Afro Brasil celebra o Dia Internacional das Mulheres com homenagem a Ruth de Souza e Carolina Maria de Jesus

06 de março de 2015
Faça fotos ao lado das imagens das artistas no museu e participe da homenagem

O Museu Afro Brasil vai celebrar o Dia Internacional da Mulher – dia 8 de março, próximo domingo – com uma homenagem a duas grandes mulheres da cultura brasileira: a atriz Ruth de Souza e a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977). As duas artistas nomeiam, respectivamente, o teatro e a biblioteca da instituição.

E o público do Museu Afro Brasil terá uma participação fundamental na homenagem. Para participar é muito fácil. Basta um celular ou uma máquina fotográfica: no domingo, tire uma foto ao lado da imagem da atriz Ruth de Souza, localizada na entrada do teatro, ou da escritora Carolina Maria de Jesus, na biblioteca. Depois, poste a foto em suas Redes Sociais com as hashtags #eueruthnomab ou #euecarolinanomab

Nascida em 1921, em Engenho de Dentro (RJ), Ruth de Souza é reconhecida como uma das principais atrizes brasileiras, de fama nacional e internacional, atuou em teatro, televisão e cinema. Sua sólida carreira foi construída através de dedicação e perseverança, abrindo caminhos para diversos atores negros que até então não tinham espaço, seja no teatro, na televisão ou no cinema brasileiro.

Autora do clássico Quarto de Despejo (1960), um best seller com 100 mil exemplares vendidos e já publicado em 13 idiomas, Carolina Maria de Jesus é um nome fundamental da literatura brasileira do século XX. Nascida em Sacramento (MG), a escritora era moradora da comunidade do Canindé, zona norte de São Paulo, e trabalhava como catadora e registrava o cotidiano da comunidade em cadernos que encontrava no lixo. O ano 2014 marcou o centenário de seu nascimento.

INTERVENÇÕES LITERÁRIAS - Ao longo do dia os educadores do Museu Afro Brasil realizarão, nas áreas expositivas, breves leituras de fragmentos de textos – prosa e verso – de autoras negras. Após a intervenção, os visitantes receberão um marcador de página com o fragmento lido pelo educador.

Venha ao Museu Afro Brasil e celebre Ruth, Carolina e todas as mulheres nesta data especial.