Após 2 anos, Museu Afro Brasil encerra exposição “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”

13 de março de 2015

Uma das mais queridas e visitadas do público do Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a exposição “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão” será encerrada no próximo dia 29 de março. Mais de 430 mil pessoas já visitaram a mostra durante os exatos 2 anos e 4 meses em que esteve em cartaz.

Aberta em 20 de novembro de 2012, para celebrar o Dia da Consciência Negra daquele ano, a exposição reúne mais de 70 objetos de ofícios urbanos e rurais, compondo um conjunto que realça as contribuições dos negros para a ciência e a tecnologia no Brasil. O visitante pode conferir moendas de açúcar, prensas de folha de tabaco, mesas de lapidação, moendas de milho, forjas de ferreiro, plainas de marceneiros, entre outros objetos que remetem aos séculos XVIII e XIX.

"Por muito tempo, interessou aos que escreviam a História do Brasil reforçar um passado sofrido e 'coisificado' com o intuito de cristalizar imagens de uma suposta subalternidade. Portanto, essa exposição reescreveu a História da Tecnologia do Brasil, pois resgatou a Nação sendo construída pelas mãos dos africanos, e trouxe assim uma imagem positiva do negro, fundamental para assumirmos com orgulho a presença em nossa identidade", afirma o diretor curatorial Emanoel Araujo.

Localizada no espaço central do museu, a exposição serviu de cenário para a novela Sangue Bom e o programa jornalístico Antena Paulista, além de outras atrações televisivas.
Para os interessados em conhecer a exposição, o Museu Afro Brasil preparou um roteiro de visita.

Em breve, a exposição está disponível virtualmente na página do Google Art Project, do Google Cultural Institute.

Exposição:
"Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”
 Encerramento no dia 29 de março.