Museu Afro Brasil produz dossiês culturais sobre exposições

25 de março de 2015
O Núcleo de Documentação e Arquivo do Museu Afro Brasil já produziu 20 Dossiês de Eventos Culturais sobre exposições realizadas pela instituição desde o ano de 2004. “Este trabalho começou no ano passado. Os dossiês reúnem todos os documentos pertinentes às nossas mostras, com atenção especial aos quesitos de classificação e preservação”, explica Emanoel Araujo, diretor curatorial. “É um investimento de organização e de resguardo de nossa memória.”

Em breve, essa ação irá facilitar a vida do pesquisador pela busca de temas trabalhados nas diversas exposições do Museu Afro Brasil, uma vez que cada documento pertencente a um dossiê é imediatamente registrado em um Banco de Dados após sua classificação.

Cada dossiê apresenta documentos diversificados: Laudo de Conservação de Obras, Correspondências, Lista de Obras, Convênios, Certificado de Seguro, Termo de Doação, Orçamentos, Registro Fotográfico, Propostas Orçamentárias, Plano de Mídia, Documentos Alfandegários, Relatório de Público Visitante, Release e Sinopse, Processo de Prestação de Contas, Textos, Termo de Empréstimo de Obra, Folder, entre outros.

Entre os temas abordados nos Dossiês, o pesquisador poderá encontrar, no futuro, todo um conjunto de documentos de exposições como “África Américas - Encontros Convergentes”, “O Benin Está Vivo Ainda Lá”, “Bijagós – A Arte dos Povos de Guiné Bissau”, “Negros Pintores” e “Os Mágicos Olhos das Américas”.

A formação desses dossiês não ocorre unicamente em formato físico, ou seja, em papel. Existem também os documentos chamados “nato digitais” que os complementam. A classificação para ambos os suportes é a mesma, e sua integridade é realizada por “palavras chaves” existente no Banco de Dados e também pela formação de um Vocabulário Controlado.

A organização dos Dossiês prioriza nesse momento – por uma questão de preservação – os eventos ocorridos entre 2004 e 2008. Em breve, cada Dossiê passará pelo processo de digitalização, tornando-se assim possível consulta-los digitalmente em sua integridade.

Dalton Delfini Maziero, Técnico em Documentação, responsável pelas realizações deste Núcleo, explica ainda que a organização dos Dossiês prioriza nesse momento – por uma questão de preservação – os eventos ocorridos entre 2004 e 2008. E conclui que: “Em breve, cada Dossiê passará pelo processo de digitalização, tornando-se assim possível consulta-los digitalmente em sua integridade.”