O Acervo Museu Afro Brasil

30 de setembro de 2015

O Museu Afro Brasil é constituído por um acervo que recupera e ressignifica, por meio de obras, documentos e objetos, a presença da população negro-africana e afro-brasileira, sub representa historicamente e repõe no nível nacional uma releitura e reescrita do próprio país.

Fotos: Henrique Luz

Não é possível pensar o Brasil sem o barroco nas mãos de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Sem a medicina psiquiátrica de Juliano Moreira, sem a poesia e os processos jurídicos de Luiz Gama, sem os romances de Machado de Assis, sem as pinturas dos irmãos Timótheo, sem as estradas, as doces e edificações de André e Antônio Rebouças, sem o serviço de urbanização de Teodoro Sampaio, sem a concepção geopolítica de Milton Santos. E sem a participação de muitos e muitos outros importantes homens e mulheres da ciência, da politica, da religião e das artes.

Fotos: Henrique Luz

Há no Museu Afro Brasil uma memória da história brasileira, a partir da matriz negro-africana, contida nas obras e no diálogo estabelecido entre elas, por meio da narrativa conceitual do curador, revelada como patrimônio.

É com esse patrimônio salvaguardado e conservado nos conteúdos da exposição de longa duração e das temporárias que crianças, jovens e público em geral podem se defrontar e assim, recriar novas representações sobre a população negra, agora, ocupando outro lugar, o da dignidade, da competência, da capacidade, da beleza.