Nota de Falecimento – Artista Plástica Yêdamaria (Salvador/BA, 1932-2016)

28 de março de 2016

Foto: Paulo Otávio

Prestes a completar 60 anos de carreira, a artista internacionalmente premiada Yêdamaria faleceu neste domingo em sua residência em Salvador, onde vivia e trabalhava. Em sua longa trajetória, a artista também foi professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia por mais de 40 anos. O Museu Afro Brasil já lhe prestou diversas homenagens. Destacam-se, em especial, a mostra retrospectiva de seus 50 anos de carreira acompanhada da publicação de um livro, em 2006 . Em 2013, uma sala especial foi dedicada a ela e aos artistas Maria Lídia Magliani, Maurino de Araújo durante o lançamento da segunda edição do livro “A Mão Afro Brasileira”.

O Diretor Emanoel Araujo comentou no livro em homenagem a artista, em 2006, que “Yêdamaria sempre impressionou pelo temperamento forte e por seu absoluto silêncio em relação à sua carreira profissional, já marcada pelos muitos anos de trabalho, pelas fases às quais passou para provar seu talento desde as primeiras obras. Sempre marcada por originalidade expressiva, lidando com idéias plásticas, contrastes gráficos, e por ritmos cadenciados por cores originais e pungentes.”