Dia Internacional da África

25 de maio de 2016
No dia de hoje (25 de Maio) há 53 anos atrás (1963), mais de trinta chefes de Estado africanos se reuniram para criar a OUA (sigla em inglês para “Organização da Unidade Africana” chamada hoje de “União Africana” (UA), que visava na época oficializar a luta do continente contra o colonialismo e o apartheid. Nove anos depois, em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu a importância desta data e criou o “Dia da África”. Para os africanos (bem como para seus descendentes que vivem em todo mundo) falar da África é tentar aumentar a visibilidade de um continente tão importante para o patrimônio cultural e material da humanidade. Mas não podemos deixar de lado todo esse esforço por reconhecimento que foi e é marcado pela violência, preconceito e desespero. É por isso que a luta continua e sempre. Vivam a África!