A programação de férias do Museu Afro Brasil traz brincadeiras tradicionais congolesas, resgatando o encantamento de adultos e crianças em um universo lúdico cada vez mais esquecido nas grandes cidades.
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, preparou uma programação especial de férias a partir das 10h30 do dia 02 de julho (sábado), se dedicando especialmente aos pequenos visitantes. Aqui, as crianças poderão se aproximar das exposições a partir de brincadeiras, jogos e oficinas.
Ao longo do mês, diversas atividades preparadas pelo Núcleo de Educação receberão adultos e crianças, com o objetivo de resgatar o encantamento com um universo lúdico cada vez mais esquecido nas grandes cidades.
No primeiro sábado de férias, dia 02 de julho, os visitantes poderão explorar o acervo com a Visita Kotambola ya bana que apresenta obras de arte escolhidas para sensibilizar os pequenos visitantes. Durante o percurso, além de conhecer as exposições, as crianças participarão de jogos que remetem às nossas matrizes africanas.
Neste mesmo dia, o educador da Republica Democrática do Congo, Wasawulua Daniel, conduzirá Oficina Nsaka Za Bana que, a partir de uma breve visita ao museu e tomando como ponto de partida, a localização geográfica, aspectos históricos e linguísticos do Congo, discutirá questões sobre o poder da palavra. Em seguida, os participantes serão convidados a experimentar movimentos corporais articulados a cantigas congolesas.
No sábado, 23, a Oficina Impressões da Cor, a partir de observação de obras expostas no Museu, levam os visitantes a participarem de uma vivência artística. A proposta envolve desenho, gravação em matriz e impressão em cores que resultam na produção coletiva de um painel.
A Oficina Bingana, também baseada na cultura congolesa, acontecerá no sábado, dia 30 de julho e tem como matéria-prima a palavra. Os participantes são convidados a conhecer, aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala.
Ainda no dia 30, tem a contação de histórias Aos Pés do Baobá levando aos visitantes a oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por um educador do Museu Afro Brasil.
De terça a sexta, durante todo mês de Julho, adultos e crianças não podem perder as Brincadeiras do Congo, uma atividade com brincadeiras tradicionais congolesas, tendo como ponto de partida as visitas mediadas à exposição de longa duração.
Para os jovens e adultos, são oferecidos os horários de visitas mediadas por um educador. Com foco nos temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração, as visitas abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva africana.
Para participar das atividades é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. As vagas serão ofertadas de acordo com o horário de inscrição ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. As atividades aos sábados são gratuitas.
Aproveite ainda sua visita e dê uma olhada nas exposições temporárias recém inauguradas “Entreolhares – poéticas d’alma brasileira”, que aborda a arte popular brasileira e “Espaço Livre” com diversas expressões de arte contemporânea, com artistas brasileiros, africanos e haitianos.
SERVIÇO:
Eventos do Núcleo de Educação:
“Brincadeiras do Congo”
Durante todo o mês de Julho:
• Terças e quintas, às 11h30 e às 15h30
• Quartas e sextas, às 9h30 e às 13h30
“Kotambola ya bana”
• Sábado, 02/07 – 10h30
“Nsaka Za bana”
• Sábado, 02/07 – 14h
“Impressões da cor”
• Sábado, 23/7 – 14h
“Aos pés do Baobá”
• Sábado, 30/7 – 11h
“Bingana”
• Sábado, 30/7 – 14h
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
Exposições temporárias:
• “Entreolhares – poéticas d’alma brasileira”
de 18 de junho a 7 de agosto de 2016
• “Espaço Livre”
de 28 de junho a 31 de julho de 2016
#mab #museuafrobrasil #culturabrasileira #arte #culturasp #museu #saopaulo #sp #Ibirapuera #parqueibirapuera