Vem aí a Campanha Sonhar o Mundo 2019

26 de novembro de 2019
 Está chegando a semana em que acontece um das mais importantes ações coletivas envolvendo museus do Estado de São Paulo: a Campanha Sonhar o Mundo, que será realizada entre os próximos dias 9 e 15 de dezembro, mesma semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Como a cada edição um tema específico permeia as atividades do Sonhar o Mundo, em 2019, o foco será “Cultura como Direito”.

A Campanha Sonhar o Mundo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pelo SISEM-SP, com o apoio da ACAM Portinari, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, do Museu do Futebol, do Museu Afro Brasil, do Museu da Diversidade Sexual, do Museu da Imigração de São Paulo, do Memorial da Resistência de São Paulo, do Memorial da Inclusão e do Museu Índia Vanuír.

Nos próximos dias compartilharemos a programação do Museu Afro Brasil dentro da Campanha Sonhar o Mundo 2019.

Aos interessados em participar, basta postar vídeos e fotografias nas redes sociais com a sua opinião sobre a importância dos Direitos Humanos para a sociedade e do direito à cultura, com a hashtag #SonharoMundo.

Histórico

A primeira edição ocorreu entre 8 e 13 de dezembro de 2015. Os primeiros museus articuladores (Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração e Museu Índia Vanuíre) protagonizaram a iniciativa por meio de uma programação cultural contemplando exposições, debates, visitas educativas e, juntos, realizaram uma oficina de arpillera, técnica coletiva chilena de bordado, com participantes convidados ligados aos movimentos sociais relacionados aos temas de cada um dos museus, como representantes das comunidades indígenas Krenak e Kaingang, dos novos movimentos migratórios, ex-presos políticos e movimento LGBT.

Mais informações: