Museu Afro Brasil resgata obra histórica ‘Navio Negreiro’, de Di Cavalcanti

08 de junho de 2022
Painel de autoria de um dos maiores pintores do modernismo brasileiro passou por cuidadoso restauro ao longo de dois meses e está em exposição até 30 de junho no Parque Ibirapuera

Foto Rômulo Fialdini

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, resgatou a obra histórica “Navio Negreiro” (1961), de autoria de Di Cavalcanti, um dos maiores ícones do modernismo brasileiro. Ela integra a grande exposição Esse Extraordinário Mário de Andrade, inaugurada no dia 25 de fevereiro, em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo (1922), que conta com a curadoria de Emanoel Araujo.

É a primeira vez que a pintura, que pertence à coleção do Banco J.P.Morgan e pode ser vista até 30 de junho no museu, é exposta após o restauro. O trabalho foi realizado pelo Ateliê Raul Carvalho – Conservação e Restauro de obras de arte, em São Paulo. Contou com uma equipe de seis profissionais e levou cerca de dois meses para ser concluído.

O painel “Navio Negreiro” é um tríptico (composto por 3 partes), tem dimensões de 4m x 6m e foi pintado com tinta a óleo. Nele foram realizados procedimentos como remoção de verniz antigo, sujeira, preenchimento de perfurações, planificação, retoques pontuais, e, por fim, aplicação de vernizes de proteção.

Segundo o curador da mostra, Emanoel Araujo, “Di Cavalcanti foi um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 1922, junto com alguns intelectuais hoje renomados. Além do artista que se tornou, um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro, ele esteve envolvido com a vida social e política do Brasil nos anos em que viveu e esteve ativo.” Ainda nas palavras de Emanoel Araujo, “a obra Navio Negreiro representa a visão do artista sobre um dos fatos mais pungentes da vida social brasileira, da sua história e da sua formação, que tem, como princípio, a contribuição dos escravizados trazidos nestes navios.”

O Museu Afro Brasil, onde a obra está exposta, está localizado no Parque Ibirapuera. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h. Em dias comuns o valor do ingresso para acessar as diversas exposições e atividades do MAB é de R$ 15 inteira e R$ 7,50 para meia entrada, porém as quartas-feiras a visitação é gratuita para todos. Informações como exposições, atividades, notícias e contato podem ser acessados pelo site http://www.museuafrobrasil.org.br. O espaço conta também com a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, que contem em seu acervo mais de 15 mil itens, e o Teatro Ruth de Souza, com capacidade para 160 pessoas.

Foto: Rômulo Fialdini