Museu Afro Brasil Emanoel Araujo comemora o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com os “Julhienses”

07 de julho de 2023
A coragem do povo nas ruas e suas personalidades ilustres celebram o julho de 1823 neste projeto em homenagem ao fundador do Museu

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, dando continuidade a seu Programa de Exposições 2023, homenageia seu fundador, o originalmente baiano e amorosamente paulistano Emanoel Araujo, com uma grande mostra-instalação.

Dois de Julho: uma outra Independência, nasce do projeto curatorial iniciado por Araujo em 2022, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia (1823-2023), trazendo ao museu “Julhienses”, projeto do designer Daniel Soto Araujo. O trabalho celebra a força do povo nas marchas de julho de 1823, com representações de personagens da Guerra da Independência como Maria Felipa, mulher negra baiana que liderou um grupo de homens e mulheres na luta contra as tropas portuguesas.

A Independência do Brasil na Bahia tem a forte expressão do ativismo social que clama por justiça e bem-estar nas ruas. É o retrato dos esforços cotidianos para colocar fim ao domínio português no Brasil, após uma guerra que fora iniciada em 19 de fevereiro de 1822, bem antes do 7 de setembro, e só culminou com a libertação da altamente rendosa e produtiva capital Salvador, e a inserção da província no Império do Brasil, enfim, em 2 de julho de 1823.

A mostra conta ainda com as obras “Contra-ataque”, grande painel de Pedro Marighella e com o “Vídeo Dois de Julho: Independência do Brasil na Bahia”, confiado a Hans Herold, que assina a direção de fotografia e foi aprovado, em vida, pelo próprio Emanoel Araujo, além do intrigante “Manifesto Gráfico” de Daniel e Sofia Soto.

Pela expressão autêntica do povo em luta, a mostra Dois de Julho: uma outra Independência merece espaço na agenda para que você também conheça as histórias e os rostos dessa outra versão sobre a conquista da soberania no Brasil.

SERVIÇO:
Abertura: 7 de julho. Visitação até 01 de outubro de 2023