Jornada do Patrimônio da Prefeitura de São Paulo homenageia Emanoel Araujo com diversas atividades e show de Ellen Oléria

17 de agosto de 2023
Com obras de referência no município e uma imensa contribuição à Cultura, Emanoel Araujo é homenageado com visitas pela cidade  e show no Museu que leva seu nome.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe com alegria a iniciativa da Prefeitura de São Paulo em homenagear essa grande personalidade do bairro do Bixiga na Jornada do Patrimônio 2023.

Entre as valiosas contribuições de Emanoel Araujo à Cultura, estão as suas obras públicas pela cidade, tais como o Totem de Xangô, na Praça Júlio Prestes e a escultura Aranha instalada na área externa do Museu de Arte Moderna, no Parque Ibirapuera. Artista, curador e gestor, Emanoel foi responsável por eventos singulares como a exposição de Rodin na Pinacoteca (1995) e o módulo Negro de Corpo e Alma, na Mostra do Redescobrimento (2000). O roteiro de atividades está à altura de sua abrangente atuação e culminará no show de Ellen Oléria, que será realizado no domingo 20 de agosto, às 17h, no auditório Ruth de Souza, localizado no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.

SERVIÇO:
Jornada do Patrimônio da Prefeitura de São Paulo 2023 – homenagem a Emanoel Araujo

Atividades: 19 e 20 de agosto de 2023
Visita Mediada pelo bairro do Bixiga / Visita Mediada no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo / Visita Mediada a partir da Pinacoteca / Show de Ellen Oléria no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Veja a programação completa abaixo:

Sábado, 19 de agosto

1. Museu Afro Brasil: A maior obra de Emanoel Araujo
A visita temática, a partir da biografia de Emanoel Araujo (1940-2022), artista consagrado e polivalente - escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravurista, cenógrafo e pintor, apresenta o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, maior legado do Emanoel, em diálogo com sua dimensão artística e curatorial.
Modalidade: Presencial
Local: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Vagas: 120 pessoas
Link para inscrições: clique aqui

2. Emanoel Araujo: Notas de um Percurso
Integrada com o Museu do Bixiga - MUMBI, a visita temática percorre alguns territórios do Bixiga e sua relação intrínseca com Emanoel Araujo (1940-2022), artista consagrado e polivalente. A atividade tratará sobretudo da sua dimensão artística, sem perder de vista sua atuação como gestor visionário.

Modalidade: Presencial
Local - Ponto de encontro: Museu do Bixiga Rua dos Ingleses, 118
Trajeto: Caminhada Rua Dr. Luiz Barreto, 270 - Ateliê do Emanoel Araujo, Rua dos Ingleses, 109 - Casa do Emanoel Araujo, Retorno ao MUMBI
Roda de conversa: Com o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo no Museu do Bixiga - Rua dos ingleses, 118
Vagas: 70 pessoas (vagas por ordem de inscrição via internet)
Link para inscrições: clique aqui

Domingo, 20 de agosto

Emanoel Araujo: Patrimônio Artístico Afro-Brasileiro
Visita temática itinerante que aborda a presença do diretor, curador e artista visual Emanoel Araujo no patrimônio artístico e histórico da cidade de São Paulo, abordando aspectos da biografia desta personalidade de grande relevo artístico e cultural, em âmbito nacional e internacional.
A atividade será conduzida por dois educadores  que dialogarão com o público durante vista a algumas de suas obras públicas, abordando temas e formas, diálogos com instituições e artistas, em diferentes espaços de São Paulo:
Pinacoteca do Estado de São Paulo; Totem de Xangô (Praça Júlio Prestes); Aranha (MAM-SP - Pq. Ibirapuera); Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Duração: 2 horas.
Horários - Manhã: 10h às 12h // Tarde: 14h às 16h
Ponto de Encontro: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Atividade com apoio de ônibus especial reservado pela PMSP.
Vagas: 50 pessoas por horário (vagas por ordem de inscrição via internet)
Link para inscrições:
Manhã: clique aqui
Tarde: clique aqui

Show da Artista Ellen Oléria, no Auditório Ruth de Souza, no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Ellen Oléria, conhecida pelo público por seu timbre cintilante, acumula prêmios em festivais e apresentações de norte a sul do Brasil, e em outros países como Espanha, França, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão e Taiwan. Em seu recente projeto musical, com ritmos brasileiros como o samba, o forró, o carimbó, o afoxé, o maracatu com os timbres e arranjos contemporâneos ela apresenta o protagonismo das comunidades negras no Brasil. O sorriso, que nunca sai do rosto iluminado, inspira e projeta o futuro do legado de Emanoel Araujo.

Duração: 1 hora
Horário: 17h – disponibilizadas na plataforma INTI– fique atento às redes sociais do
Vagas: 100 pessoas (vagas por ordem de chegada para o show)
Local: Auditório Ruth de Souza, dentro do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo