1º edital de ocupação da fachada do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

22 de setembro de 2023

Em parceria com o Coletivo Coletores, a Instituição irá selecionar 3 artistas que possuem trabalhos em video mapping, para ocupar a fachada do Museu.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o Coletivo Coletores, lançará o 1° Edital de Ocupação de sua fachada, destinado à arte digital do video mapping.

Localizado no Parque Ibirapuera, num pavilhão concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu conserva em 11,7 mil m², um acervo com mais de 9 mil obras, visando unir História, Memória, Cultura e Contemporaneidade, contemplando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo tem um longo e profícuo histórico de atuação junto aos artistas de rua, artistas muralistas, grafiteiros. Desde sua fundação, várias mostras de obras de artistas que adotam estas linguagens participaram de exposições na instituição, com destaque para Território Ocupado (2006), considerada uma das primeiras mostras sobre grafite exibidas em museus brasileiros.

Mais recentemente, em 2020, foi inaugurado o Mural “Foram os Homens e as Mulheres Negras que construíram a identidade nacional: Vidas Negras do Brasil”, com pinturas murais de 06 artistas, que ocuparam a fachada lateral externa do pavilhão.

Em setembro de 2022, em parceria com o MIS, o museu realizou ’’Personalidades Negras”, ação do programa MIS em Cena, que convidou grafiteiros de diferentes regiões de São Paulo para a produção de uma nova exposição coletiva com obras produzidas sob a marquise do Museu. A ação se desdobrou numa mostra no MIS SP e na própria instituição, ambas inauguradas em novembro do mesmo ano.

Nesse sentido, e buscando dar mais visibilidade a esta produção, aliada a um programa de intervenções nas diferentes fachadas do prédio do Museu, a Associação Museu Afro Brasil lançará edital de ocupação da fachada, iniciativa que se repetirá anualmente.

Com o intuito de ampliar e diversificar o diálogo com diferentes públicos e expandir a relação do Museu com o seu entorno, o projeto promove uma maior integração da instituição ao parque, atraindo novos visitantes ao mesmo tempo que explora a arquitetura do Pavilhão onde se encontra e dá a ele mais visibilidade.

Unidos por se contraporem ativamente ao apagamento negro e questionarem o direito à cidade e à memória, o MAB Emanoel araujo e os artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo, do Coletivo Coletores, comporão um comitê misto que selecionará 3 artistas que possuam trabalhos em video mapping.

Em sua pesquisa poética, o Coletivo, nascido há 15 anos na periferia de São Paulo, realiza ações que buscam evidenciar a história e as estratégias de resistência das coletividades e movimentos culturais insurgentes, além de colaborar com espaços, coletivos e movimentos sociais periféricos ou historicamente marginalizados. É vencedor do Prêmio PIPA 2022, do prêmio ProAC trajetória Artes Visuais e já teve trabalhos expostos no Itaú Cultural, MAMSP, CCSP, Instituto Moreira Salles, Rede SESC entre outros.

O edital tem lançamento previsto para o dia 25 de setembro de 2023. As inscrições poderão ser feitas no site do Museu: http://www.museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/chamamento e a projeção das obras selecionadas será realizada no mês de dezembro de 2023.