Jacques Etienne Arago

Jacques(França, 1790 – Rio de Janeiro/RJ, 1854)

Desenhista, escritor e explorador. Acompanhou a expedição de circunavegação comandada por Louis de Freycinet a bordo do navio Uranie, entre os anos 1817 e 1820. Durante essa viagem, visitou o Rio de Janeiro em 1817, onde produziu seis pranchas retratando a cidade. A bordo da expedição, registrou cenas de diversas regiões, com destaque para as ilhas do Pacífico. De volta à França, publicou seus desenhos em obra intitulada Atlas Historique. Escreveu, ainda, em 1834, Souvenirs d'um Aveugle: Voyage Autour du Monde ("Memórias de um Cego: Viagem em Torno do Mundo"), reunindo relatos sobre suas viagens. Como escritor e dramaturgo, publicou diversas peças de teatro. Voltou ao Brasil em 1850, onde morreu repentinamente quando se encontrava na casa de João Caetano, seu amigo. Segundo o historiador da arte Paulo Olinto, seus desenhos sobre o Brasil teriam servido de modelo para estampas de vistas urbanas cariocas conservadas no Museu Histórico Nacional.

Personalidades Relacionadas

Louis de Freycinet
(1779-1842)
Navegador francês, comandou diversas expedições científicas.

João Caetano dos Santos
(1808-1863)
Ator, encenador e empresário teatral fluminense, renovou as artes dramáticas no Brasil
.