Colin Chase

Colin Chase - Fotografia (artnet)(New Jersey/EUA, 1954)

Artista plástico formado pela escola de Arte e Design da Universidade de Michigan (1986). Estudou também nas escolas de arte nova iorquinas Fashion Institute of Technology, Division of Textile Design concluida em 1979 e na The Cooper Union for the Advancement of Science and Art School of Art concluído seu curso em 1982. O artista montou diversas exposições individuais entre os anos de 1989 e 2009, sendo que a primeira foi intitulada Spirit Catchers, na Galeria June Kelly (Nova York, 1989), e a mais recente foi uma mostra chamada Intersection (2009), na mesma galeria em Nova Iorque, cidade onde vive e trabalha, embora também faça trabalhos em outros estados norte-americanos. Expôs em cerca de 60 mostras coletivas em diferentes instituições, entre as quais a University of Michigan (Ann Arbor) em 1985 e 1986, The New School of Social Research, Schomburg Center for Research in Black Culture (1999) e The Studio Museum no Harlem (2000) também em Nova Iorque. No Brasil, integrou a mostra “Os Herdeiros da Noite: Fragmentos do Imaginário Negro, Palmares 300 Anos”, realizada em 1995, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com a curadoria de George Preston. Foi ganhador de diversos prêmios, dentre os quais destacamos a 5ª, 8ª e 9ª edições do Prêmio em Artes Visuais PSC-CUNY Research Award, respectivamente em 2004, 2007 e 2008. A atividade plástica de Colin Chase é desenvolvida com diversos materiais que visam estimular a percepção de idéias, formas e texturas. Conforme suas próprias palavras, em suas obras “são realizados esforços coordenados de justaposição calcados em combinações que desafiam a lógica formal e espacial e as interpretações rápidas. A idéia é criar um trabalho que emane uma presença cujas múltiplas seções apresentem sua história para revelar um cerne ressonante e uma narrativa que se desenvolva particularmente em cada espectador”. Além de ter obras no Museu Afro Brasil o artista possui peças suas em outros acervos públicos como o The Studio Museum in Harlem e no The New School, ambos de Nova Iorque.

Personalidades Relacionadas

George Preston
(1938)
Professor norte- americano aposentado pela Universidade da Cidade de Nova Iorque/EUA.  Ele é crítico de arte e estudioso das artes africana e afro-americana.