Bauer Sá

(Salvador, 1950)

Fotógrafo. Por coincidência, assim como Duda Firmo, seu pai era fotógrafo. Por dez anos, Bauer Sá trabalhou com assistente do seu pai em Salvador. Dele falou o próprio Walter Firmo: “Fotógrafo. Filho de Xangô (Orixá do trovão e da justiça) e, na materialidade, filho do fotógrafo Armando Sá. Preto azulado, a lembrar a plumagem do pássaro mussum, naturalmente vitrificado pelo sol da Bahia. Patrimônio vivo da fotografia autoral negra de Salvador, tem a pose e não se submete. Participou da equipe da BBC de Londres, fotografando um dos carnavais da cidade onde viveu e morreu o fotógrafo e cientista humanista francês Pierre Verger. Atuou no livro americano Calalu, produzido por professores negros da Universidade da Virgínia, e expôs nas cidades de Los Angeles, São Francisco e Frankfurt. Celibatário, mata o seu tempo habitando espaços pelos quais ele tem paixão, como a ladeira do Pelourinho, a praia de Itapoã e a lagoa de Abaeté. Seus dias são intensamente vividos em função da fotografia. Amorosamente e por meio dela, traduz as esperanças, mágoas, sua bronca, seu estresse, seus sentimentos”.

Bauer frequentou o curso de Técnicas Avançadas de Laboratório e Conservação de Filmes e Papeis da Funarte de Rio de Janeiro (1983-85). Além disso, por dez anos, trabalhou com fotógrafo e chefe do Setor Fotográfico do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia durante os anos de 1982-92, tendo, durante esse período trabalhado em diversos projetos que demarcaram sua carreira. Desde a década de 80 Bauer Sá vem participado de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior. Hoje em dia ele trabalha na área comercial e também participa de diversos projetos editoriais.  Participou de inúmeras exposições tais como Salão Nacional de Arte Contemporânea de Belo Horizonte (17. : 1985 : Belo Horizonte, MG); Retratos Quase Inocentes (1993 : Niterói, RJ); Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário (1994 : Brasília, DF)  A hidden view: images of Bahia, Brazil (1994 : Londres, Reino Unido);Novas Travessias: New Directions in Brazilian Photography (1996 : Londres, Inglaterra); A Arte Contemporânea da Gravura (1997 : Curitiba, PR), Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento. Negro de Corpo e Alma (2000 : Rio de Janeiro, RJ);A Coleção Pirelli/MASP de Fotografia (18. : 2010 : São Paulo, SP), entre outras.

Personalidades Relacionadas

Walter Firmo
(1937)
Fotógrafo, jornalista e professor. Autodidata, inicia sua carreira como repórter fotográfico no jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1957.

Duda Firmo
(1967)
Fotógrafo. Desde muito cedo manifestou interesse por fotografia. Impulsionado pela força da técnica fotográfica do pai, Walter Firmo.