Hélio de Souza Oliveira

(Salvador/BA, 1932-1962)

Gravador. Afilhado do pai-de-santo Procópio de Ogunjá, de quem deveria ter sido o herdeiro espiritual. Estudou gravura e pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Começou a expor em 1958. Atuou também como consultor técnico para assuntos afro-brasileiros no filme Barravento, de Glauber Rocha (lançado em 1962). Sua carreira artística foi interrompida pela morte prematura, aos 33 anos de idade. Em vida, participou do VIII Salão Nacional de Arte Moderna (1959) e do Festival Universitário de Arte de Belo Horizonte (1960), no qual foi agraciado com o terceiro prêmio de gravura. Realizou sua primeira mostra individual no Museu de Arte Moderna da Bahia, em 1961. No ano seguinte, o mesmo museu realizou uma apresentação póstuma de sua obra, e um dos seus trabalhos foi incluído na I Bienal Nacional de Artes Plásticas, em 1966 em Salvador. Sua produção é composta por um conjunto de xilogravuras cujo número não ultrapassa 50, dedicadas principalmente a temáticas relacionadas ao universo do candomblé. Destacam-se as representações de pejis (espaços sagrados onde se depositam os objetos rituais relacionados aos orixás) e das iaôs (ou os iaôs/ aqueles iniciados há pouco tempo e que formam o grupo júnior na estrutura organizacional hierárquica do Candomblé). Para o crítico Clarival do Prado Valladares, Hélio “dedicou-se, no maior tempo de sua breve vida de xilogravador, ao tema dos pejis e cenas de iniciação” (VALLADARES, 2004, p. 118). Deste modo, suas composições traduziram na madeira (xilo), verdadeiras narrativas visuais ancoradas num repertório simbólico do Candomblé".

Referências bibliográficas:
ARAUJO, Emanoel (org.). A mão afro-brasileira: significados da contribuição artística e histórica, vol. 1. 2ª ed. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 2010.

PRANDI, Reginaldo. O Candomblé e o Tempo. Concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 16 nº. 47, 2001, pp. 43-58.

VALLADARES, Clarival do Prado. Aspectos da iconografia afro-brasileira. In: ARAUJO, Emanoel (org.). Brasileiro, Brasileiros. Catálogo de exposição. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2004 [1976], pp. 112-129.

Personalidades Relacionadas

Procópio de Ogunjá
(?-1958)
Fundador do templo Ilê Ogunjá. Lutou pela legitimação da religião.

Glauber Rocha
(1939-1981)
Cineasta brasileiro, expoente do chamado Cinema Novo.

Clarival do Prado Valladares
(1918-1983)
Crítico e historiador da arte nascido em Salvador, escreveu no Jornal do Brasil e editou os Cadernos Brasileiros.