Heitor dos Prazeres

(Rio de Janeiro/RJ, 1898-1966)

Compositor, músico e pintor, mas também marceneiro, sapateiro e alfaiate. Viver para ele era prazer; por isso fazia muito bem de tudo um pouco. Filho do berço do samba carioca, começou a compor aos 14 anos de idade e era encontrado com freqüência nas rodas de samba na casa da Tia Ciata. Ele próprio vinha de uma família de músicos – seu pai foi clarinetista da Banda da Guarda Nacional. O artista multifacetado Heitor dos Prazeres está fundamentalmente ligado também ao nascimento das Escolas de Samba da Mangueira e da Portela. Tocava piano, violão e cavaquinho e, em parceria com Noel Rosa, compôs Pierrot Apaixonado, famosa marcha carnavalesca de 1935. Iniciou suas atividades como pintor autodidata a partir de 1937. Criou ele próprio a tinta guache com a qual pintava, mas posteriormente passou a empregar a tinta a óleo. Na década de 1950, já pintava os temas que caracterizariam sua obra: a roça, a festa, o samba, a boemia e o candomblé. Como disse seu filho “Heitorzinho”, também músico, poeta e pintor, no começo ele queria apenas “enfeitar as paredes de seu quarto e ilustrar suas próprias partituras”. Foi muito mais longe. Além das cerca de 30 exposições coletivas, dentre as quais a Mostra do Redescobrimento (São Paulo, 2000) e Negras memórias, memórias de negros (Palácio das Artes, Belo Horizonte/MG, 2003) participou de 13 exposições individuais até 2005, seis delas póstumas – incluindo uma mostra na França e na Itália, ambas em 1984. Integrou, em 1943, a mostra em homenagem à Real Força Aérea Britânica em Londres (Inglaterra). Em 1951, ganhou o Prêmio Aquisição na I Bienal de Artes de São Paulo, com a obra A Moenda, atualmente integrada ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo. Na II Bienal, em 1953, teve uma Sala Especial, com curadoria de Sergio Milliet.

Personalidades Relacionadas

(Noel Rosa)
(1910 - 1937)
Sambista e compositor carioca que eternizou músicas como Com Que Roupa?, Malandro Medroso, Gago Apaixonado, Feitiço da Vila, Palpite Infeliz, Pierrot Apaixonado, Pra que Mentir, entre outros.