Maureen Bisilliat

(1931, Surrey/Inglaterra)

Chegou ao Brasil em 1952 e naturalizou-se brasileira em 1963. Iniciou seus estudos em artes plásticas, com estudo em Paris e em Nova Iorque, voltando-se para a fotografia em 1962. Trabalhou com foto jornalismo para as revistas Realidade e Quatro Rodas, viajou para lugares longínquos do país e se interessou em buscar “equivalências fotográficas” entre os mundos de Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Jorge Amado e João Cabral de Melo Neto, publicando em livros o resultado deste trabalho. Nos anos 70 viajou com frequência para o Xingu e organizou a XIII Bienal de São Paulo, em 1975. Em 1979 lançou, com os irmãos Villas-Boas, Xingu/TerritórioTribal¸ que teve edições em 5 línguas. Em 1988, Darcy Ribeiro convidou-a para levantar um Acervo de Arte Popular Latino-Americano, do qual resultou o Pavilhão da Criatividade da Fundação Memorial da América Latina. Participou de mais de 13 exposições coletivas desde 1971 e teve três Mostras individuais, uma no Museu de Arte de São Paulo (1965) e outra na Galeria FIESP (2010), Galeria de Arte do SESI/SP (2010) e recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o prêmio de Melhor fotografo do ano de 1987. Em torno de 16 mil imagens suas encontram-se desde 2003 no acervo do Instituto Moreira Salles (SP).