Wilson Tibério

(Porto Alegre/RS, 1923 – França, 2005)

Pintor, desenhista e escultor. Começou a pintar bastante jovem, aos 8 anos de idade, e mais tarde passou também a esculpir. Deixou o Brasil em 1943, como bolsista da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Instalou-se inicialmente na França, mas depois visitou diversos outros países europeus, asiáticos e africanos. Obteve financiamento para ir à colônia francesa do Senegal, onde pretendia, segundo suas próprias palavras, entrar em contato com seus "irmãos de raça", e de onde acabou expulso depois de um atrito com as autoridades coloniais, acusado de "agitador e elemento subversivo" após agredir um capataz branco que açoitava trabalhadores negros de uma pedreira nos arredores de Dacar. Começou a expor cedo, no II Salão do Instituto de Belas Artes do RS, em 1940, ao que se seguiram exposições no Rio de Janeiro (na Associação Brasileira de Imprensa, em 1945, e no Hotel Quitandinha, em 1946). Fora do Brasil, expôs em várias galerias na Rússia, China, Itália, África e França. Em Paris, expôs em uma coletiva na Galeria Henri Tronchet ao lado de Picasso em 1951 e também realizou exposições individuais nos anos de 1998 e 1999, na Galeria Cecile B. Para a crítica italiana Mara de Mercurio, era "um artista de vanguarda, um pintor completo e um homem de seu tempo. As cores densas e pastosas impregnam e aumentam o sentido de todas as coisas." Morreu em 2005 na França, sem jamais ter retornado ao Brasil.

Personalidades Relacionadas

Pablo Picasso

(1881-1973)

Pintor, desenhista e escultor, co-fundador do cubismo, foi uma das figuras mais influentes na arte ocidental do século XX.