Benedito José Tobias

(São Paulo/SP, 1894-1970/1963?)

Pintor, desenhista e aquarelista. Atuou na capital paulista durante sua carreira, cujo período de maior atividade foi as décadas de 1930 e 1940.  Sua vida e obra, ainda não foram pesquisadas. O pouco que se sabe é que Benedito José Tobias participou do Salão Paulista de Belas Artes nos anos de 1934, 1935, 1958, 1961 e 1962, tendo obtido os prêmios Prefeitura de São Paulo, Valentim de Amaral e Ilde Brande Dinis. Apesar de ter produzido durante um período de grande efervescência artística, sua obra permaneceu desconhecida por muito tempo. Pintou paisagens e naturezas-mortas, mas teve maior destaque na execução de retratos em óleo sobre madeira ou guache sobre papel, concentrando sua obra quase exclusivamente na representação de negros. Para Emanoel Araujo, seus retratos apresentam "uma certa tensão expressionista". No catálogo da exposição Negros pintores (Museu Afro Brasil, 2008), consta que sua obra "se aproximava daquilo que o retratado tinha de mais humano, captando com delicadeza suas expressões, seus traços físicos, suas marcas pessoais, seu corpo e sua alma". Boa parte de sua obra encontra-se em coleções particulares.

Personalidades Relacionadas

Emanoel Araujo
(1940)
Artista plástico baiano. Ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, fundador e diretor curatorial do Museu Afro Brasil (SP).

José M. Silva Neves
(? - ?)
Artista Plástico. Arquiteto. Primeiro Secretário, integrante do conselho fiscal e um dos fundadores da Associação Paulista de Belas Artes (APBA) em 1942.